sexta-feira, 10 de setembro de 2010

10 Dicas para estar seguro em uma motocicleta

Como estamos vivendo um momento em que o volume de motocicletas está aumentando com relação aos automóveis, consequentemente os acidentes irão aumentar. 
É não tem jeito, quanto mais motos na rua, a atual situação do treinamento para os pilotos e a loucura que vivemos no dia a dia, shit happens, ou seja, vai acontecer alguma coisa de errada alguma dia com alguém, e longe que seja conosco.

Mas passo aqui algumas dicas que podemos usar para minimizar os problemas:

1 - Faça com que os motoristas lhe vejam: pilotar não significa que você e sua moto são invisíveis para os motoristas. Ao pilotar, nunca assuma que os motoristas estejam lhe vendo, tenha certeza disso.



2 - Mantenha distância segura: mantenha distância em todos os seus lados, frente, trás, esquerda, direita. Tenha um espaço seguro para fazer manobras rápidas para evitar acidentes. Fuja do tráfico pesado sempre que possível.


3 - Preveja problema: você não precisa ter uma bola de cristal para deduzir o que os demais motoristas e pilotos irão fazer ao seu redor. Basta tentar pensar como eles. Se você estivesse no volante, em uma região cheia de trânsito o que faria? Eu iria sair costurando quando pudesse. Então se estiver em lugar assim, basta ficar atento com as mudanças de faixa. Simples não ?



4 - Cuidado com virada à esquerda de quem vai na sua frente: Esta é a principal causa de morte de motociclistas. Se você só se lembra de uma dica aqui, que seja um presente. Desacelerar antes de entrar em um cruzamento. Ter uma rota de fuga planejada. Mantenha-se visível. Não pilote muito próximo aos carros na sua frente. Posicione sua moto para que possa ser visto pelos motoristas. Contato com os olhos não é suficiente.


5 - Pilote da sua maneira: meus amigos vivem me enchendo porque piloto devagar. Piloto mesmo, e vou continuar sendo cauteloso. Não sou nenhum Valentino Rossi, conheço meus limites e os da minha moto, então prefiro um passeio mais demorado e seguro, do que passar apuros em uma velocidade maior. Se conheça e saiba até onde sua moto pode te levar.


6 - Cuidado com curvas: ao pilotar nas curvas, tenha cuidado com o tipo de piso aonde está passando. Cuidado com pista com: água, óleo, areia ou qualquer outro tipo de obstáculo que possa lhe causar um acidente, porque não é nada fácil perder o controle e voltar no curso estando em curva. Conheça seus limites.
Uma técnica interessante de curvas se chama contra-esterço, leia mais aqui.





7 - Não libere sua raiva em cima da moto: pilotar não combina com estado de raiva. Se você se encontra em um dia de fúria, a probabilidade de contaminar alguém e ela ficar nervosa é muito grande, e estando em cima de uma moto a chance de um acidente aumenta. Então quando se sentir assim, pare em algum lugar bacana, respire fundo, pense em coisas positivas, tome um café e quando se sentir bem, continue sua trip.




8 - Cuidado com quem cola em você: sabe quando você está pilotando e vem um cara chato atrás de você dando farol alto, pedindo passagem? Deixe ele ir embora, abra passagem, não se aborreça com isso, são eles quem estão com pressa, você está curtindo o passeio, os parceiros, sua moto. A vida é curta brother, não a disperdice dessa forma. A não se que você seja um piloto, ai você não deve abrir mesmo, mas só nas pistas de corrida...rs.




9 - Não fique cego com o sol: uma das piores coisas quando se pilota é ter o sol bem na nossa frente, jogando seus raios solares bem no nosso campo de visão. Algumas viseiras escuras podem lhe ajudar, mas lembresse de não utilizá-las à noite. Um bom óculos de sol pode lhe ajudar. Caso esteja nessa situação, dimínua a velocidade, tenta focar sua visão em algum ângulo menos prejudicial e caso não consiga, espere um pouco até o sol baixar mais um pouco.



10 - Evite pilotar à noite: pilotar à noite não é uma experiência muito boa, sempre, mas sempre mesmo que possível evite pilotar sem a luz solar. A visibilidade diminui, os animais saem para dar uma volta, qualquer manobra que você precise fazer fica mais perigoso, os motoristas não lhe enxergam tão bem quanto de dia. E principalmente cuidado, se precisar, pilotar aos sábados à noite. Pois é quando a galera da balada estão à solta e a quantidade de doidos e bêbados aumentam.


Aproveitem os prazeres que a moto podem nos proporcionar, sigam essas mais algumas dicas que tenham recebido e rodem muito pelo nosso Brasil e pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário